Em prol de reduzir as burocracias do Comércio Exterior brasileiro, tornando o nosso país mais competitivo a nível global, nos últimos anos o governo vem realizando uma série de atualizações para facilitar os trâmites de importação e exportação. Esse conjunto de medidas, as quais algumas já estão em vigor, é conhecido como o “Novo Processo de Importação”, ou NPI.

Uma das primeiras e mais impactantes novidades do NPI foi a implementação da Declaração Única de Importação, ou DUIMP, que há alguns anos vêm ajudando importadores na eficiência de suas operações, visto que o documento eletrônico substitui uma série de papéis anteriormente utilizados. Na DUIMP, estão reunidas todas as informações pertinentes à carga, centralizando as informações em um único ambiente, evitando informações desfalcadas e outros problemas.

Outra vantagem obtida com o novo processo de importação foi a utilização do catálogo de produtos, que traz o cadastro de itens importados, descrevendo-o para facilitar os trâmites aduaneiros. Ele serve como um importante facilitador no preenchimento da DUIMP, visto que é utilizado um banco de dados dos produtos o qual a empresa importa normalmente, cadastrando-o assim uma única vez, e a medida que novos produtos forem importados, o importador pode cadastrar esses novos itens e utilizá-los na DUIMP. Dessa forma, a classificação fiscal de cada mercadoria é simplificada e há muito mais facilidade e segurança na operação como um todo! Assim como a DUIMP, para acessar o módulo “Catálogo de Produtos”, basta realizar o seu login no Portal Siscomex. 

CCT

Em agosto de 2023, uma nova revolução trouxe impactos positivos para os importadores que utilizam o modal aéreo, a implementação total do Controle de Carga e Trânsito, mais conhecido pela sua sigla CCT. Com a implementação desse novo módulo, que substituiu o antigo Mantra, houve um aumento significativo na eficiência dos processos, visto que todos os dados das cargas são inseridos antecipadamente, simplificando o controle da Receita Federal e dando muito mais transparência aos processos.

Outra novidade que os importadores tiveram nesse novo processo de importação foi o LPCO, que abrange as Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos. Esse módulo consiste num ambiente de relacionamento com os órgãos anuentes do comércio exterior (como Anvisa, Inmetro, Mapa, dentre muitos outros), facilitando a emissão de licenças e a utilização de determinado tratamento especial para a carga. Sendo assim, o contato com os órgãos responsáveis pelo determinado tipo de carga ocorrerá nesse ambiente.

Desburocratização, tecnologia e Comércio Exterior

São inúmeros os benefícios obtidos nos últimos anos com a implementação dessas novas ferramentas que fazem parte do Novo Processo de Importação. As empresas brasileiras que atuam na área já conseguem economizar tempo e dinheiro em suas operações a partir dessas facilidades.

Assim como os órgãos públicos vêm atuando em prol dessas melhorias e da desburocratização das nossas importações e exportações em prol de melhorias para a economia nacional, aqui na Aberta Sistemas nós também atuamos em buscar de soluções tecnológicas que irão facilitar o dia a dia de agentes de cargas e despachantes aduaneiros. O nosso sistema integrado ajuda na centralização de todas as informações referentes a carga, gerando ganhos significativos para a operação.

Sua empresa e seus clientes merecem tecnologia e inovação. Comex não precisa ser lento e complicado, conte com o nosso sistema e garanta a melhor solução para a sua logística!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *